04 COMPARA O ENTRE FIBRAS CELUL SICAS PROVENIENTES DE DIFERENTES MAT RIAS PRIMAS

1166 palavras 5 páginas
COMPARAÇÃO ENTRE FIBRAS CELULÓSICAS PROVENIENTES DE
DIFERENTES MATÉRIAS-PRIMAS
OLIVEIRA, Juliana Fiedler, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ju_fiedler@hotmail.com ALMEIDA, José Lucas da Silva e, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, lucass.almeida@live.com KACHBA, Yslene Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, yslener@utfpr.edu.br
Resumo
A celulose pode ser encontrada em várias fontes na natureza. Apresentam características químicas idênticas, porém possui outras características que variam de fonte para fonte. Através da pesquisa bibliográfica dedutiva, comparou-se a celulose obtida através da bananeira, do Hibiscus sabdariffa e também da cana-de-açúcar, verificando que suas características estruturais e térmicas diferem entre si. Palavras-chave: celulose, bananeira, Hibiscus sabdariffa, cana-de-açúcar.
.

1. Introdução
A celulose é o material de biomassa mais abundante na natureza e apresenta diversas formas de aplicação. Oferece grandes oportunidades para desenvolver novos materiais compósitos devido a propriedades como baixa densidade, biodegrabilidade, reciclabilidade, renovabilidade, baixo custo e nível de poluição inferior durante sua produção (LU, ASKELAND & DRZAL, 2008).
De acordo com a Food and Agricultural Organization (FAO) a cada ano fazendeiros colhem muitas toneladas de fibras naturais provenientes de plantas e animais e estima-se que cerca de 2 milhões de toneladas de subprodutos são criados em todo o mundo a partir de grandes culturas, como milho, trigo, arroz, soja, sorgo e cana-de-açúcar. O uso de subprodutos agrícolas como fonte de fibras celulósicas naturais tornou-se fundamental em relação a preocupações quanto ao preço futuro e também à disponibilidade de fibras naturais e sintéticas, utilizadas atualmente (HUDA et al., 2007, REDDY & YANG, 2009).
Devido à grande quantidade de fontes celulósicas encontradas na natureza, há vários estudos apresentando matéria-prima alternativa para sua extração. Para Kreze & Malej

Relacionados

  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas