04/2013 Palestra: “Perspectivas no estudo de potenciais metalofármacos”

542 palavras 3 páginas
Palestra: “Perspectivas no estudo de potenciais metalofármacos”
A palestra foi ministrada pela Professora Drª. Ana Maria Costa Ferreira, ex-aluna da graduação em química e da pós graduação também em química, sub-área Físico-química, da Universidade de São Paulo. Sua “carreira acadêmica” iniciou-se quando ainda estava na graduação ao realizar iniciação científica cm bolsa FAPESP sob orientação de Pawel Krumholz, professor que também a orientou durante um certo período de tempo o seu doutorado, uma vez que o mesmo veio a falecer e, posteriormente, passou a ser orientada pelo Profº. José Manuel Riveros com quem concluiu seu doutorado. Seu pós-doutorado foi concluído em bioquímica em Roma, com o Professor Giuseppe, onde trabalhou com o transporte de cobre no meio biológico.
Sua linha de pesquisa foi desenvolvida a partir de seu interesse por metais de transição, seu conhecimento em química de coordenação e química bioiorgânica, aplicando-os química bioinorgânica medicinal. Um dos terapêuticos pioneiros dessa área foi a cis-platina utilizada hoje, no combate ao câncer. Atualmente, sabe-se que estão sendo realizadas pesquisas com os metais ródio e rutênio este, por sua vez, tem mostrado resultados promissores. No entanto, acreditando na premissa da necessidade de utilizar-se metais “mais amigáveis” ao organismo (metais essenciais) a Profª Ana Maria desenvolveu sua linha de pesquisa que consiste na aplicação dos metais como o cobre e zinco em metalofármacos. Citou-se ainda o processo de desenvolvimento de novas drogas, mostrando que muito dinheiro é investido nessa área.
A escolha de estudar o metal essencial cobre originou-se do fato de ser um metal muito versátil, se acomodando-se nos mais diversos sítios. Além disso, do ponto de vista medicinal, a homeostase do cobre é altamente controlada no caso do cobre e por ser um metal essencial, temos toda a maquinaria necessária para controlar e regular a reatividade do cobre. Em seu laboratório, há o planejamento,

Relacionados