03ERS Aula07 A Acao Predatoria Do Homem

545 palavras 3 páginas
A ação predatória do homem
E a depredação não para. Sete de cada dez árvores cortadas na Amazônia brasileira tombam em três Estados: Mato Grosso, Pará e Rondônia. O impacto maior vem do leste, com as madeireiras e os pecuaristas. Vem também do sul, pelo vigor de um ciclo de avanço recente impulsionado pelo sucesso das plantações de soja no centro-oeste. O problema é que a soja acaba financiando o pecuarista e este, o madeireiro, incentivado a ir cada vez mais para o norte, aumentando a área desmatada.
Um relatório inédito intitulado “Desmatamento na Amazônia: indo além da emergência crônica”, feito pelo Ipam, mostra que, nos últimos dez anos, a pecuária extensiva respondeu por 75% da floresta desmatada na região. O rebanho bovino dobrou entre
1990 e 2001. O cerrado produziu 46% da soja e 41% do gado de corte do país.
Segundo dados do Banco Mundial e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia
(Imazon), metade da madeira vinda da Amazônia é retirada ilegalmente. As estimativas mostram que, mantendo-se o padrão atual de ocupação da floresta, nos próximos vinte anos, 15% da Amazônia terá perdido sua cobertura vegetal atual.
Vejamos a questão da água. O Brasil é o país que possui a maior reserva de água doce do mundo. Todavia, fatores como poluição, desperdício, usos inadequados, desmatamento ao redor dos mananciais, erosão e desertificação ameaçam as águas brasileiras.
Temos rios, vales e canais assoreados, aterrados e retificados de maneira abusiva, alguns até mesmo canalizados, com margens ocupadas, matas ciliares e áreas de várzeas suprimidas. O Brasil possui uma das redes hídricas e alguns dos rios mais importantes do mundo, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. Muitos, porém, estão seriamente ameaçados de desaparecer ou virar uma verdadeira vala de esgoto a céu aberto.

1

Desmatamento das áreas de mananciais, garimpo criminoso com despejo de mercúrio, devastação das matas ciliares, aterros e construções dentro de faixas de proteção, projetos de

Relacionados