039995602771

4211 palavras 17 páginas
Apostilha de Arte 2º Ano - 1º Bimestre
Professor: Swelington Fonseca
Colégio Professora Oneides Rosa de Moura

ARTE NO RENASCIMENTO

O Renascimento foi um movimento importante, de renovação cultural e artística que se originou na Itália no séc. XIV e marcou a mudança da idade Média para a idade Moderna. Do teocentrismo Medieval - que via em Deus todas as coisas, o homem avançou para o Humanismo, uma filosofia surgida no Renascimento e que predominou mais na idade Moderna. Foi neste período que o homem passou a ser o centro do mundo.

A arte renascentista tem como características a valorização do homem, a inspiração dos modelos greco-romanos, perfeição das formas, equilíbrio e harmonia, arte para a elite da época e a volta à natureza como fonte de inspiração.
Essa mudança foi causada por uma série de fatores; o homem descobriu que a Terra não era o centro do Universo e sim o Sol; que a Terra não era plana, e sim redonda e girava em torno de si mesma; que haviam outros povos que habitavam o planeta, não só os Europeus e Asiáticos, etc.
À busca da verdade levou o homem à pesquisa. Procurou conhecer mais o mundo em que habitava como também a si próprio. O artista, na idade Média era considerado um instrumento da manifestação divina, não tendo méritos próprios. Na Renascença o artista começa a ser valorizado como pessoa, como um criador, como gênio.
É nesse período que a arte ganha autonomia e que conquista seu próprio espaço e não é mais julgada como parte integrante da religião.
Os artistas estudam o corpo humano, procurando harmonia e perfeição nas formas e vão buscar sua inspiração nos povos greco-romanos – os que melhor trabalharam a natureza humana na antiguidade.
O público renascentista aprendeu dos autores clássicos a esperar da pintura um alto grau de fidelidade à natureza e uma busca da forma perfeita no que pretendiam ver.

ARTISTAS DO RENASCIMENTO

O Renascimento modificou as formas de produção das artes. Na Idade Média valorizavam-se obras

Relacionados