039623110841

2273 palavras 10 páginas
1. A partir deste exemplo, pesquise na literatura atual e na internet, modelos de aplicações de biorreatores na área ambiental, identificando os seguintes aspectos:
a. Qual o tipo de biorreator utilizado e a cinética empregada (batelada, contínuo, etc.)? (1,5 pontos)
b. Quais os parâmetros físicos, químicos e biológicos analisados por este reator. (pH, temperatura, O2, etc.). (1,5 pontos)
c. Que tipo de micro-organismos estão envolvidos (nome científico, se é aeróbico, anaeróbico; fungos, bactérias, etc.). (1,5 pontos)
d. Quais as vantagens e desvantagens deste processo de tratamento em comparação com outros utilizados para a mesma finalidade? (1,5 pontos)
Elabore um resumo com os dados levantados da sua pesquisa. O seu texto deve ter no mínimo 15 linhas.

Após pesquisa realizada na internet verificamos que existem diversos tipos de biorreatores para uma infinidade de aplicações.
Dentre todos que observamos o que mais nos chamou a atenção foi o biorreator com tecnologia MBR (MenbraneBioReactor), ou seja “Biorreatores com Membranas”, utilizado para tratamento de efluentes domésticos e industriais. Um procedimento prático que garante a excelência da água tratada e ainda contribui para a sustentabilidade do planeta, assim é definida esta tecnologia.
No Brasil esta é uma tecnologia nova que vem ganhando espaço nas industrias, empresas e nos municípios que visam o uso racional e o reuso da água.
A expansão do mercado de Biorreatores com Membranas tem sido propiciada pelos riscos de escassez da água, pouca área para instalação de novas ETE e a queda nos custos desta tecnologia. É uma boa a opção para cidades como São Paulo e Rio de Janeiro que possuem limitações de áreas, sendo assim, fazendo-se a atualização das estações de tratamento já existentes, com os biorreatores com membranas esta se torna uma alternativa para ampliar a capacidade das estações, fazendo dobrar a capacidade de tratamento utilizando-se praticamente a mesma área e aumentando a qualidade da

Relacionados