039471782704

487 palavras 2 páginas
Desenvolvimento do Sistema Nervoso Periférico
Derivado de células da crista neural. As fibras motoras que saem da medula começam a aparecer por volta da 4ª semana, formando a raiz nervosa ventral. A raiz nervosa dorsal é formada pelos prolongamentos centrais dos neurônios do gânglio espinhal.
A raiz nervosa ventral mais os prolongamentos periféricos das células do gânglio espinhal formam o nervo espinhal que se divide em:
1) Ramo primário ventral: inervação dos membros e da parte ventrolateral da parede do corpo; formam os plexos nervosos principais (braquial e lombossacro).
2) Ramo primário dorsal: divisão menor; inerva a musculatura axial dorsal, as vértebras, as articulações intervertebrais posteriores e a parte da pele das costas.
Os nervos cranianos se formam durante a 5ª e 6ª semana de desenvolvimento, com exceção do nervo olfatório e do nervo óptico, todos os outros nervos cranianos se originam do tronco encefálico. O corpo celular dos neurônios motores estão localizados nos núcleos cranianos no tronco encefálico, enquanto o corpo celular dos neurônios sensoriais estão localizados em gânglios sensoriais fora do encéfalo.
Nervos cranianos somáticos eferentes: Nervo hipoglosso (NC XII), Nervo abducente (NC VI), Nervo troclear (NC IV) e Nervo oculomotor (NC III)
Nervos dos arcos faríngeos: Nervo trigêmeo (NC V), Nervo facial (NC VII), Nervo glossofaríngeo (NC IX), Nervo vago (NC X) e Nervo espinhal acessório (NC XI).
Nervos sensoriais especiais: Nervo olfatório (NC I), Nervo óptico (NC II) e Nervo vestibulococlear (NC VIII). Desenvolvimento do Sistema Nervoso Autônomo
Derivado de células da crista neural. A aferência do sistema nervoso autônomo possui dois neurônios: um pré-ganglionar e um pós-ganglionar.
As células derivadas das cristas neurais não somente permanecem nos gânglios espinhais, mas também migram para outras áreas periféricas e se tornam células-fonte para a formação de todo o sistema nervoso autônomo, cujos derivados além de inervar

Relacionados