039173191040

923 palavras 4 páginas
MARCIA TAVARES DE LIMA SOARES - RA 1072941

RESUMO E ANÁLISE DO LIVRO
VIDAS SECAS

Centro Universitário Claretiano
Curso: Licenciatura em Letras
Disciplina: AACC
Professor: Alysson Martins Andrade

POLO: PALMAS
ANO: 2014
Resumo, análise e comentário sobre o romance de GRACILIANO RAMOS.

VIDAS SECAS

Trabalho apresentado à Disciplina Atividades Acadêmicas Cientifico -Culturais, referente ao 2° ano do Curso de Letras do Centro Universitário Claretiano – Pólo de Palmas, como pré-requisito para a obtenção de horas-atividades, sob a orientação do professor Alysson Martins Andrade.
7° Semestre de 2014

VIDAS SECAS

O Autor: Graciliano Ramos (1892 – 1963) nasceu no estado de Alagoas e estudou em Maceió. No Rio de Janeiro foi revisor de jornais e passou a fazer jornalismo e política. Foi preso político (1936) e militante do partido comunista. Suas obras se caracterizam por adotarem uma visão crítica das relações sociais e o homem devorado pelos problemas que o ambiente impõe. Pertence aos escritores da segunda faze do modernismo.

A Obra: Vidas Secas é a história de uma família nordestina, retirantes ou fugitivos da seca do sertão nordestino. Retrata uma realidade de uma região brasileira onde reina a miséria, a injustiça social, a fome, desigualdade e as condições sub-humanas de sobrevivência.

Narrador: A narração é em terceira pessoa, portanto um narrador onisciente, onde o próprio narrador revela o interior das personagens.

Tempo e Espaço: O tempo da narrativa é o período entre duas secas no nordeste brasileiro e segue em uma certa ordem cronológica linear. E o espaço físico é o sertão árido nordestino onde a família de Fabiano encontrará uma tapera e passará um certo tempo ali.

Personagens: Fabiano: Chefe de uma família de reitirantes, fugindo da seca que assola a região. Analfabeto, inculto, rude, mas tem uma grande força de

Relacionados