038989292283

914 palavras 4 páginas
A contribuição da sociologia da educação para compreensão da educação escolar
A escola como instituição social
(...) o trabalho educativo e o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada individuo singular, a humanidade que e produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens.
Temos aqui uma citação de Savani no qual nos faz entender melhor o processo educativo de um individuo. Pois quando nascemos, não temos a consciência que somos seres humanos precisamos então que sejamos ensinados e instruídos, dessa forma cabe ao processo educativo através dos ensinamentos de uma cada sociedade, fazer com que nos reconheçamos humanos, ou seja, de tonar humanos os seres humanos.
(...) a finalidade imediata da educação (muitas das vezes não e cumprida) e a de tornar possível um maior grau de consciência, ou seja, de conhecimento, compreensão da realidade da qual nos, seres humanos, somos parte e na qual atuamos teórica e praticamente.
A educação tem como objetivo de nos fazer pensar, de termos consciência de quem somos em um todo e do que fazemos. Nos leva a curiosidade do saber, ou seja, do entendimento. Ocorre que, na historia social da humanidade, diferentes e diversas instituições sociais se responsabilizaram por esse processo de formação humanana, pelo processo educativo.
Nas sociedades das primeiras eras o processo de educação ou formação humana dava-se as famílias onde tinham a responsabilidade de ensinar seus descendentes o conceito de convivência, responsabilidade entre outros de acordo com as características próprias.
Foi a partir da segunda metade do século XVIII, com a revolução industrial, que o capitalismo consolidou-se. Do ponto de vista econômico, tem inicio um processo intenso e continuo de exploração do trabalho em grandes proporções, geração de lucro e acumulação de capital. Do ponto de vista politico e social, a aristocracia perde o poder politico para a burguesia urbano-industrial, surgindo ainda uma outra classe: os

Relacionados