038913390990

1316 palavras 6 páginas
3. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Os gestores enfrentam hoje o desafio de gerenciar de forma efetiva as informações. A tecnologia da informação fornece o suporte para a gestão das informações e ajuda as organizações a competirem com sucesso num ambiente globalizado. Entende-se INFORMAÇÃO como dados processados – dados que foram organizados e interpretados e possivelmente formatados, filtrados, analisa dos e resumidos (GORDON, GORDON, P. 04, 2006). E a tecnologia dessa informação permitiu que pessoas, grupos e organizações fizessem a gestão de suas informações eficaz e eficientemente. Pense nas informações disponíveis na internet e nas redes internas das empresas. As tecnologias da informação facilitam as comunicações entre as pessoas dentro das organizações e entre estas. Considere a habilidade de uma empresa rastrear milhares de produtos em seus depósitos e as vendas destes produtos em centenas de pontos de venda. Avanços significativos na tecnologia da informação tornaram-se possível obter, gerir e usar quantidades enormes de informação a um custo relativamente baixo (GORDON, GORDON, P. 05, 2006). Para LAURINDO, Tecnologia da Informação significa:

A expressão Tecnologia da Informação firma-se a partir da década de 80, substituindo as expressões informática e processamento de dados, anteriormente de uso disseminado. Conforme Keen (1993), o termo Tecnologia da Informação abrange conceitos que são claros e que estão em constante mudança, no que se referem a computadores, telecomunicações, ferramentas de acesso e recursos de informação multimídia (LAURINDO, p. 25-26, 2008).

Assim, o conceito de Tecnologia da Informação (TI) é mais abrangente do que os de processamento de dados, sistemas de informação, engenharia de software, informática ou o conjunto de hardware e software, pois também envolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais (LUFTMAN et al., 1993); (KEEN, 1993).
[...]

Relacionados