038860502232

541 palavras 3 páginas
FORMA DE PODER

Assim, voltando à definição de poder, se levarmos em conta o meio do qual se serve o individuo para conseguir os efeitos desejados, podemos destacar três formas básicas de poder social, conforme a analise de Norberto Bobbio:

Poder econômico é aquele que utiliza a posse de certos bens socialmente necessários para induzir os que não os possuem a adotar determinados comportamentos, por exemplo, realizar determinado trabalho. Poder ideológico é aquele que utiliza a posse de certas idéias, valores, doutrinas para influenciar a conduta alheia, induzindo as pessoas a determinados modos de pensar e agir. Poder político é aquele que utiliza a posse dos meios de coerção social, isto é, o uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito vigente na sociedade.

O poder econômico preocupa-se em garantir o domínio da riqueza controlando a organização das forças produtivas, por exemplo: o tipo de produção r o alcance de consumo das mercadorias. O poder ideológico preocupa-se em garantir o domínio sobre controlando a organização do consenso social, por exemplo: os meios de comunicação de massa televisão, jornais, rádios, revistas e tantos outros. O poder político preocupa-se em garantir o domínio da força institucional e jurídica controlando os instrumentos de coerção social, por exemplo; forças armadas, órgãos de fiscalização, policia, tribunais. Desses três poderes (econômico político e ideológico), qual seria o principal, o mais eficaz? Para Bobbio, é o poder político, cujo meio especifico de atuação consiste na possibilidade de utilizar a força física legalizada para condicionar comportamentos. Bobbio desenvolve o argumento de que o poder econômico é fundamental para que o mais rico subordine o mais pobre, assim como o poder ideológico é necessário para conquistar a adesão da maioria das pessoas aos valores do grupo dominante. No entanto, só o uso do poder político, da força física, serve,

Relacionados