0379429500868

2727 palavras 11 páginas
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA - FUNESO
LICENCIATURAS (LETRAS, BIOLOGIA E HISTÓRIA)
DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS

PROJETO DIDÁTICO

OLINDA PRESERVADA

Olinda, junho de 2013

APRESENTAÇÃO

Este projeto didático visa a atender a requisito da disciplina de didáticas pedagógicas, solicitado pela professora Joana, cuja finalidade é exercitar a prática de construção de projetos pedagógicos tratando de forma interdisciplinar conteúdos programáticos de português, biologia e história, dentro de uma visão ampla com perspectivas interativas do ensino-aprendizagem. Elaborado pelos alunos:

JUSTIFICATIVA

O Centro Histórico da cidade de Olinda guarda um valioso acervo arquitetônico, histórico e paisagístico, de interesse nacional e mundial, consagrado na sua elevação à Cidade Monumento Nacional, em 1980 e à Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade, título recebido oficialmente em 1982 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO. Essa Nucleação Histórica conserva o seu traçado original e contem um rico acervo de bens culturais móveis e imóveis. O seu traçado urbano informal, característico dos povoados portugueses de origem medieval, o encanto intensificado pela paisagem e pela localização, onde todo o conjunto edificado está envolvido por uma massa verde de vegetação, tendo ao pé a praia e o oceano, se traduzem em uma ambiência paisagística que oferece à Olinda um caráter próprio e diferenciado, que a identifica ao longo de sua história.
Nos últimos anos vem crescendo significativamente o interesse da população da região metropolitana pelo Sítio Histórico de Olinda, como local favorável às atividades de lazer. Por outro lado, a especulação empresarial e imobiliária promove a expulsão gradativa da população local, favorecendo a mudança de uso das edificações, de residencial para comercial. Estes fatos têm contribuído para o aumento da

Relacionados