03755882051

591 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE LETRAS E COMUNIICAÇÃO
CURSO DE LETRAS

QUESTÕES EM RELAÇÃO AO TEXTO: DA APLICAÇÃO DE LINGUÍSTICA APLICADA INDISCIÍSTICA APLICADA INDISCIPLINAR E LINGUÍSTICA APLICADA – UM CAMINHO COM DIFERENTES ACESSOS.

ADELINO SILVEIRA SOARES JUNIOR
PELOTAS-RS
2014

1) Como e quando surgiu o campo da Linguística Aplicada?
Surgiu em 1940, e como principal foco era desenvolver materiais para o ensino das línguas durante a Segunda Guerra Mundial. E a Linguística Aplicada vai ter uma Associação Internacional (AILA) em 1964, quando ocorre o primeiro evento internacional de LA. Já em seu primeiro congresso internacional de Linguística foi realizado em 1928, que demostra por um lado à precocidade da linguística e opor outro mostra como LA é uma campo de investigação relativamente novo. Mas acredita-se que o primeiro compêndio trazendo teorização sobre ensino da língua tenha sido escrito em 1632, por Jam Amos.
2) Destaque as principais características que marcam o percurso dos estudos em Linguística Aplicada (LA):
LA como aplicação de linguística
Da aplicação da Linguística à LA
LA em contextos diferentes aos da escola
LA indisciplinar LA como aplicação de linguística: o campo da LA começa focando na área de ensino aprendizado de línguas. Essa área se inicia, então, com resultado dos avanços da Linguística com ciência no século XX, constituindo-se como estudo cientifico do ensino de línguas estrangeiras, notadamente com Charles Fries e Robert Lado nos Estados Unidos, e seu foco de interesse também passa a abarcar questões relativas à tradução. Na Inglaterra pode-se que essa história tem inicio em 1957, com fundação do departamento de Linguística Aplicada de Eidinburgh, de onde saíram Pit Corder, Widdowson, Davies, provavelmente

Relacionados