037491881511

4548 palavras 19 páginas
Relações semânticas – I
Partindo dos conceitos de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, este capítulo tem o objetivo de identificar características semânticas do léxico, examinando os casos de sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia.

Noções de Lexicologia,
Lexicografia e Terminologia
Para se começar a fazer qualquer estudo semântico que focalize o léxico em suas incontáveis possibilidades de significação, é indispensável conhecer as disciplinas que lidam com ele de modo sistemático e científico. São três as ciências do léxico: a Lexicologia, a Lexicografia e a Terminologia.
Vamos examiná-las a partir de perguntas e respostas disponíveis na página do GTLex (Grupo de Trabalho de Lexicografia, Lexicologia e Terminologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística
[ANPOLL]).1 Selecionamos alguns trechos, com pequenas adaptações aos nossos objetivos neste capítulo.
 O que é léxico?
Léxico é o conjunto das palavras de uma língua, também chamadas de lexias. As lexias são unidades de características complexas cuja organização enunciativa é interdependente, ou seja, a sua textualização no tempo e no espaço obedece a certas combinações. Embora possa parecer um conjunto finito, o léxico de cada uma das línguas é tão rico e dinâmico que mesmo o melhor dos lexicólogos não seria capaz de enumerá-lo. Isso ocorre porque dele faz parte a totalidade das palavras, desde as preposições, conjunções ou interjeições, até os neologismos, regionalismos, passando pelas terminologias, pelas gírias, expressões idiomáticas e palavrões.
1

As respostas são dos colegas de GT Adriana Zavaglia, Herbert Welker, Magali Duran, Patrícia Chittoni Reuillard, Gladis Maria de Barcellos Almeida e Margarita Correia. O acesso ao GTLex está em: (para os três links).

Esse material é parte integrante do Videoaulas on-line do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.videoaulasonline.com.br

Relações semânticas – I

 O que é Lexicologia?
Lexicologia

Relacionados