037438312208

1066 palavras 5 páginas
Disciplina: Fundamentos da Administração

Curso: Gestão de Recursos Humanos

Steven Jobs – o Filme

Um gênio inspirador ou um cretino oportunista. Algumas pessoas possuem um dom especial de serem carismáticas e arrebanharem para perto de si outras pessoas dispostas a compartilhar uma mesma ideia. Na maioria das vezes, pessoas com essas características passam para o grupo daqueles que influenciam o mundo, para o bem ou para o mal. É mais ou menos essa a ideia que se tem de Steve Jobs ao assistir o filme “Jobs”.
Durante toda a drama, nos deparamos com vários métodos de gestão por ele aplicado, mas sempre dentro de um contexto bem elaborado e bastante desenvolvido.
Ao estudarmos o principio básico da administração, sempre nos apresentam perguntas bastante pertinentes, tais como: O que é gestão? O que um gestor faz? Quais os atributos de um gestor?
Essas e outas perguntas podem ser respondidas ao analisarmos o filme “Jobs”. Para Steven Jobs, “gestão”, é simultaneamente arte e ciência, definida como “arte” o fato de que o mesmo impulsionava outras pessoas a alcançarem seus mais altos resultados, já a ciência é definida pela forma como tal ação era executada por ele. Podemos exemplificar nesta citação: “Eu acho que se você faz algo muito bom, você deve fazer outra coisa maravilhosa, e não se conformar com isso por muito tempo, apenas descubra qual será a próxima.” – Steven Jobs.
De acordo com Henri Fayol, existem quatro pilares básicos da gestão que influenciam significativamente no processo administrativo e que por isso devem ser sempre aplicados, são eles: planejamento, organização, direção e controle. De forma sistemática tais fundamentos foram muito bem cultivados em diversas situações por Steven, o mesmo se correlacionava com esses princípios, sempre com foco e determinação, definia e planejava os seus objetivos, demonstrava as diretrizes a serem seguidas, entendia que planejar e determinar antecipadamente os resultados a serem

Relacionados