037169890213

714 palavras 3 páginas
SERRA

1. ORIGEM:

O nome do bairro é uma referência ao antigo córrego da Serra, que nos primórdios da capital, cortava toda a cidade.

Famílias de alto poder aquisitivo, residindo em imensas chácaras. Assim era o bairro Serra quando de sua origem. Segundo o arquiteto Manoel Teixeira, do Instituto dos Arquitetos do Brasil, seção Minas Gerais, foi na década de 20 que o bairro Serra, localizado na região Centro - Sul, começou a se (trans)formar, com a ocupação da Favela da Serra. Na década de 50 acontecia o primeiro processo de verticalização, embora com edifícios de baixa estatura.

Na década de 70 observou-se o auge deste tipo de ocupação. O valor do terreno local aumentou muito e as famílias começaram a sofrer pressão para venderem suas casas, que rapidamente foram demolidas para construção de grandes edifícios.

2. DESENVOLVIMENTO/INFRA – ESTRUTURA:

As ruas arborizadas e a exuberante paisagem da Serra do Curral são horizontes compartilhados por ricos e pobres no bairro Serra. O acesso é fácil e o comércio variado. Sofisticadas butiques e lojas de decoração convivem harmoniosamente com pequenas mercearias e charmosos empórios. Grandes redes de supermercados, drogarias, padarias, lojas diversas, lotéricas, hospitais, colégios, clínicas e serviços em geral compõem uma vasta rede de atendimento ao consumidor, mas há quem reclame da ausência de agências bancárias.

Os bares e restaurantes instalados são um atrativo à parte e seduzem moradores e visitantes. Estão entre os mais requisitados a Taberna do Baltazar, o Baiúca e o requintado Villa Rizza.

Desde a década de 40, com a inauguração do Olympico Club, fundado pelos próprios moradores, e mais tarde com a implantação da unidade II do Minas Tênis Clube, em 1984, a referência de lazer no bairro Serra passou a ser intimamente ligada a esses dois clubes, conjuntamente com o Parque das Mangabeiras.

SION

1. ORIGEM:

O antigo Colégio Sion, atual Santa Dorotéia, internato religioso que

Relacionados