0368_0721_01

3353 palavras 14 páginas
O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE- UM PERFIL DA ATUALIDADE
Waldir Aparecido Fernandes¹ e Maria Auxiliadora Ant unes²
1 – Universidade do Vale do Paraíba – 12244-000 – São José dos Campos – SP – Brasil
Rua São Tomé, 162 – JD. São Judas Tadeu – São José dos Campos – SP – CEP 12228-270 waldir.aparecido.fer@itelefonica.com.br 2 – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade do Vale do Paraíba – Av. Shishima Hifumi,
2911 – CEP 12244-000 – São José dos Campos – SP – Brasil – profdora5@hotmail.com
Resumo - No momento em que a informação, conhecimento, superação das expectativas e empreendedorismo, são as palavras chave para o sucesso, o profissional da área contábil que for usuário destas ferramentas, terá um lugar de destaque, pois ele é o profissional que detém as informações, em primeira mão das entidades e de seus clientes pessoas físicas. O mercado e a legislação vigente têm exigido destes uma adequação às novas necessidades, devido ás várias mudanças que atingiram o setor nos últimos anos, fortalecendo a presença de empresas Brasileiras no cenário mundial, fazendo aumentar a procura por profissionais com um perfil mais estratégico e voltado para o mundo dos negócios, exigindo deles que tenham ações pró-ativas e desenvolva competências e habilidades necessárias para atender essa demanda. O contador da atualidade precisa reunir em si várias características e acompanhar as mudanças do mundo globalizado. Estariam os profissionais contábeis preparados para este desafio, neste novo contexto econômico?

Palavras-chave: Profissional Contábil – Suficiência – Habilidades – Mercado de trabalho.
Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas.
Introdução

Metodologia

O atual contexto do mercado globalizado e a
“Era da Informação” transforma incessantemente o ambiente de trabalho, tornando imprescindível a atualização do profissional de contabilidade.
Nesse sentido, Iudícibus (1991;p.7) diz que:
[...] para o seu benefício profissional e como cidadão o contador deve

Relacionados

  • CONTRIBUI ES DAS DIVERSAS REAS DO CONHECIMENTO PARA A FORMA O E ATUA O DO PROFISSIONAL DE CI NCIAS CONT BEIS
    6742 palavras | 27 páginas