0365439865475

735 palavras 3 páginas
Roteiro da Web aula 1
Aula-Tema 7 – Implementação de Projetos
Web Aula 1: Projetos de trabalho: relato de experiência I

Nesta Web Aula, vamos continuar a ver a entrevista com a diretora da
Escola Municipal de Ensino Fundamental “Desembargador Amorim Lima”,
Ana Elisa Siqueira. Nesta parte da entrevista, ela vai nos contar como foi o processo de construção de um currículo integrado. A escola trabalha com base

em

roteiros

de

pesquisa

sobre

grandes

temas.

Muito

interessante. Vamos conhecer melhor?

Ana Elisa nos disse que, no início do processo de construção do Projeto
Pedagógico da escola, a equipe teve a sorte de contar com o professor
Geraldo Tadeu de Sousa, hoje da Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar). Naquele momento, ele estava começando a desenvolver seu trabalho de pós-doutorado e pediu para participar e observar a construção do Projeto Pedagógico da escola que se iniciava. Foi uma contribuição que trouxe muitos frutos, como vamos ver.

Durante o processo de construção do currículo, a diretora conta que os professores foram se desesperando, principalmente, quando perceberam que o currículo deveria acompanhar uma prática. Segundo Ana Elisa, o maior problema é que o currículo não é uma coisa que pode ser simplesmente dada. Durante esse processo, a equipe se perguntava:
“como é que se organiza um currículo tendo em vista uma prática pedagógica que está sendo construída?”

Nesse processo, foram percebendo também que os livros didáticos não serviam mais. Viram que não podiam ser utilizados num salão com uma quantidade de crianças e de educadores diferente em cada horário. Ana

© DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

1

Elisa conta que se questionavam: “como a gente usa o livro didático se não dá pra dar aula expositiva? São 100 crianças numa sala enorme em que minha voz não dá conta.

Relacionados