036505491589

1002 palavras 5 páginas
Questão Social – Caso de Polícia
(Brasil 500 anos o Brasil República)

A onda de modernização nos Estados brasileiros começou no Rio de Janeiro, num ambiente de greves, tiroteios, desempregos e inflação, relutantes dos conflitos sociais gerados pela república recém instalada. Para o presidente Rodrigues Alves a capital da República era apontada como péssimas condições de vida e que faria tudo para ser vista como o mais notável centro urbano, assim transformou suas palavras em obras, contratou urbanistas e sanitaristas para a disposição do prefeito Pereira Vastos, tudo isso para combater as doenças, cavar morros, confiscar terrenos, derrubar casas. Sendo que para muitos, isso já estava virando uma ditadura e as opiniões começam a se dividir.
Para os cariocas, esse projeto era conhecido como “Projeto bota Baixo”, pois para cavar os morros eles deram a desculpa do clima da cidade. Para o presidente o que a população pensava não vinha ao caso, o que importava era uma cidade “civilizada”, com avenidas e ruas largas. As obras avançaram rapidamente começando pela avenida central, funcionários da prefeitura pregam avisos nas casas a serem derrubadas, concedendo curtíssimos prazos para seus moradores e sem darem locais para as pessoas morarem.
Em menos de um ano o leito da Avenida Central estava concluída, onde começa a construção de enormes prédios comerciais, assim prosseguindo as medidas de saneamento e saúde pública. Para acabar com a febre amarela, o povo é desafiado, prometendo eliminar a febre em apenas 3 meses. Osvaldo Cruz lança os mata mosquitos, interditando áreas residenciais, puberizam casas e quintais. Cai o número de mortos e a febre amarela começa a perder a força, porém de repente começa uma rebelião popular e o Rio de Janeiro mergulha em uma grande confusão. Com a aprovação da vacina obrigatória contra a varíola, os cariocas se mantem unidos no movimento de protestos e assim fica conhecido como “A Revolta da Vacina”.
Conhecido como o governo do

Relacionados