036295332771

498 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Campus Universitário de Miracema
Adriana Alves do N. Formozo
Professora: Márcia Machado
Disciplina: Antropologia

RESENHA:
Colonialidade do Poder, eurocentrismo e América Latina

Miracema Quijano, Aníbal.Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Em libro: A colonialidade do saber: eurocentrismo e Ciências sociais. Perspectivas latino-americana

Aníbal Quijano é sociólogo, peruano, é dos principais investigadores sociais da América Latina. Para ele a construção de uma sociedade mais justa no continente passa por uma superação necessária na própria esquerda de uma visão eurocêntrica.

A obra de Aníbal Quijano, intitulada colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina, apresenta a idéia de raça como um dos eixos fundamentais do novo padrão de poder mundial. De acordo com o autor, a raça expressa a experiência básica da dominação colonial que inclui o eurocentrismo como sua racionalidade específica.
O autor introduz ao longo do texto questões necessárias sobre as implicações da colonialidade do poder relacionada à história da América Latina.
O texto está dividido em três partes. Na primeira parte, a América é apresentada como o novo padrão de poder mundial existe dois eixos fundamentais desse novo padrão de poder: A idéia de raça para diferenciar conquistados de conquistadores. A articulação das formas históricas de controle do trabalho, seus recursos e produtos em torno do capital e do mercado mundial.
Apresenta três elementos centrais que afetam a vida cotidiana da população mundial: A colonialidade do poder, o eurocentrismo e o capitalismo.
O que é o novo com relação à modernidade?
O que foi produzido na história própria do atual padrão de poder mundial?
Na segunda parte o autor discorre sobre o eurocentrismo como a perspectiva e o modo concreto de produzir conhecimento. O capital e sua existência como eixo

Relacionados