036240862291

305 palavras 2 páginas
A Burguseia
N0ME: Carlos Lucas Nº06
NOME:Laura Alexandre Nº21

Os Negócios dos Reis e os burgueses
Pela forte carga ideológica que o termo carreta atualmente, falar em burguesia para períodos anteriores ao século XVII constitui, senão um erro, pelo menos uma inexatidão histórica que convém precisar. Se desde o século XII há burgueses (os habitantes dos burgos), e estes paulatinamente vão fazendo do comércio a sua fonte de receitas, no entanto, para este grupo é preferível usar expressões neutras do ponto de vista ideológico, como mercadores ou comerciantes.
 A ascensão do elemento burguês também se verifica através, por exemplo, do estudo – o acumular de riquezas possibilita aos filhos dos mercadores estudar nas universidades, instruírem-se, tornarem-se no corpo de letrados que auxilia o rei numa época de restauração do direito e de fortalecimento do poder real, conduziu mais tarde ao que se chamou de absolutismo. Muitos destes letrados, filhos de burgueses, que servem devotadamente o rei, são recompensados por vezes com títulos de nobreza.


A BURGUESIA
A burguesia é formada pelos proprietários das manufaturas, mercadores e homens de negócios constitaia um grupo que se fortalecia com o desenvolvimento das atividades mercantis.
Muitos representantes burgueses homens cultos e ricos passaram a ingressar na vida da corte como conselheiros dos reis nos diversos ramos de negócios que estabeleciam. Passou a ser usual a compra de títulos nobiliárquicos (Conde,Marquês,Duque,Rei,Rainha e etc...) Vindo a compor a nobreza de espada. As cidades eram cercadas por muro nos fatos que impediam o crescimento ordenado.
As ruas eram estreitas e as casas eram amotuadas em ruelas sinuosos. O maior perigo era o incêndio e as doenças contagiosas.

Trabalho de história
Muito Obrigado pela atenção

Trabalho de História
 Ass:
Burguesia
 Nome:Carlos Lucas Nº06
 Nome:Laura Alexandre Nº21






Escola Municipal Leono Uchoa de

Relacionados