035831352291

20771 palavras 84 páginas
Disciplina: FFT 251 – Gestão da Educação Física e do Desporto.
Responsável: Professor Doutor Sidney Netto
Ementa: A organização da educação física no sistema escolar brasileiro, no estado do Amazonas e nos municípios amazonenses. Fundamentos da Gestão: Componentes do ato gerencial: planejar, organizar, administrar ou executar e avaliar/controlar. A organização de eventos esportivos escolares: cerimonial, (abertura e encerramento), congressos (abertura e encerramento), formas de disputas e regulamentos. Marketing Esportivo.
Objetivo: proporcionar aos alunos conhecimentos e novos conceitos sobre a Educação Física e do Esporte, oferecendo noções básicas da gestão (planejamento, organização, execução e avaliação). Além de despertar o espírito administrativo de cada um, identificando os fundamentos da Administração Geral e das Teorias Administrativas, possibilitando um melhor desempenho profissional.

Esta unidade está voltada para os profissionais da Educação Física que atuam nas diversas dimensões organizacionais da Educação Física Escolar. Entendemos ser necessário que um profissional da Educação Física conheça como está regularizada a Educação Física Escolar em termos legais em nível Federal e Estadual. Pretendemos, a seguir, apresentar um breve histórico da fundamentação legal (Leis, Normas e Resoluções) sobre a Educação Física Escolar.
A Educação Física Escolar, por meio da Ginástica, vem sendo incluída como atividade obrigatória no currículo das escolas brasileiras desde setembro de 1851. A partir de 1937, com o chamado Estado Novo e com a nova Constituição, a Educação Física passa, pela primeira vez no Brasil, a merecer referencial especial na Constituição, atribuindo ao Governo Federal a competência para fixar as bases e diretrizes a que se deve obedecer à formação física dos estudantes brasileiros, mantendo a sua obrigatoriedade em todas as escolas.
Com a promulgação, em 1961 da Lei nº 4.024, a Educação Física Escolar definitivamente é implantada

Relacionados