035454630361

1155 palavras 5 páginas
Departamento de Enfermagem - Disciplina: Bioquímica e Biofísica

Avaliação
Aluna:Magnilde da Costa E.Costa
Responda:
01. Uma máquina que opera sob o princípio de uma barra rígida que sofre ação de forças que tendem a rodar a barra em torno de seu ponto de apoio é chamada de alavanca. Em biomecânica, os princípios da alavanca são usados para visualizar o sistema mais complexo de forças que utilizam o movimento rotatório do corpo. Através dos princípios que norteiam o sistema de alavancas, pode-se facilitar o movimento de um segmento ou dificultá-lo. Sobre os sistemas de alavancas, considere as seguintes afirmativas:
I. As três forças da alavanca mecânica são o Eixo (ou apoio), o Peso (ou resistência) e a Força (que o move ou mantém).
II. Em movimentos angulares ou em postura do corpo, o osso (ou segmento) é a alavanca, cujo eixo está na articulação. A contração muscular é a força que move ou mantém, e a resistência é o peso do segmento do corpo ou resistências aplicadas.
III. A vantagem mecânica da alavanca designa a razão entre o comprimento do braço de força e o comprimento do braço de peso.
IV. Um aumento do comprimento do braço de força ou uma diminuição no comprimento do braço do peso (ou braço de resistência) resulta em maior vantagem mecânica.
Assinale a alternativa correta.
(a) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
(b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
(c) Somente a afirmativa II é verdadeira.
(d) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
(e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
02. A Ciência mecânica diz que uma força pode ser definida simplesmente como um empurrão ou tração. Por definição a força é uma entidade que tende a produzir movimento. O ramo da mecânica que lida com este fenômeno é a estática; caso haja o movimento, é chamado de dinâmica. Quais são as forças mais comuns envolvidas com a biomecânica?
(a) A força muscular, de interação entre as moléculas, empuxo e centrípeta.
(b) A força

Relacionados