034565071287

353 palavras 2 páginas
1- Como se originou a prática da Fisioterapia no Brasil?
R: Em 1929, o Médico Dr. Waldo Rolim de Moraes instalou o serviço de Fisioterapia do Instituto do Radium Arnaldo Viera de Carvalho no local do Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e instalou no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o Serviço de Fisioterapia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
2- Como se deu a criação da ABF? Qual o seu objetivo principal?
R: ABF foi fundada a 19 de agosto de 1959 na capital de São Paulo, tendo à frente os fisioterapeutas Eugênio Lopez Sanchez, Angel Lopez Sanchez, Danilo Vicente Define e muitos outros. Tinha por objetivo principal realizar a unificação da classe profissional dos fisioterapeutas de todo o Brasil, reunindo-os em torno de um ideal comum, num esforço deliberado pela categorização elevada da classe, em todos os setores de suas atividades.
3- O que o Decreto lei 938 de 13 de Outubro de 1969 é um marco importante para a nossa profissão?
R: Data que deu origem a dia do fisioterapeuta. O Art.2º define que os fisioterapeutas diplomados por escolas e cursos reconhecidos são profissionais de nível superior e o Art.3º define como sendo atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.
4- Como se deu as criações do COFFITO e CREFITO? Quando? Por que?
R: 17 de dezembro de 1975, decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional COFFITO, e os Conselhos Regionais CREFITO. O CREFITO pra desempenhar um papel decisivo na definição e no crescimento da profissão e o COFITO estabelece as responsabilidades e normas para o exercício profissional.
5- Porque a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional possuem os mesmos conselho?
R: Porque o número de fisioterapeutas à época era insuficiente para criar um Conselho,

Relacionados