034425688823

495 palavras 2 páginas
1. INTRODUÇÃO

SOLUBILIDADE é a propriedade que uma substancia tem a se dissolver espontaneamente em outra substancia. A quantidade de uma substancia que se dissolve em outra depende de cada uma e das condições externas (pressão e temperatura) , mas podem também depender de propriedades em comum sobre as substancias (polaridade).
Uma mistura entre duas ou mais substancias podem ser denominadas de solução quando essa apresenta homogênea , ou seja, monofásica. Nas soluções apresentam pelo menos duas substancias : o SOLVENTE e o SOLUTO.
Solvente é a substancia que esta em maior concentração na solução, e o Soluto apresenta uma menor quantidade.

As Soluções podem ser classificadas em: Insaturadas , Saturadas e Supersaturadas.

• Insaturadas = são aquelas que o soluto não atingiu o máximo coeficiente de solubilidade em determinado solvente a uma determinada temperatura.

• Saturadas = são aquelas que o soluto atingiu o máximo coeficiente de solubilidade.

• Supersaturadas = são soluções em caso especial, em que por meio de algum artifício o soluto mesmo passado do coeficiente de solubilidade não se precipita, essas soluções são muito instáveis e qualquer alteração pode fazer o soluto se precipitar.

Quando um soluto se dissolve em um solvente as moléculas do solvente as moléculas do solvente formam estruturas que envolvem as moléculas dos solutos, este processo é chamado de solvatação.
Os fatores externos como pressão e temperatura são fundamentais na determinação da solubilidade. A solubilidade da maioria dos solutos aumenta com a temperatura embora nem sempre esse aumento seja muito sensível. Mas existem casos em que a solubilidade diminui com o aumento da temperatura , como a dissolução do Gás Oxigênio e Água.

2. OBJETIVOS

Verificar a solubilidade de diferentes substancias.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS

• Tubos de Ensaio
• Becker
• Pipeta Graduada
• Pipetador (pêra)

3.1 REAGENTES

Relacionados