034423741836

331 palavras 2 páginas
7 – No século XVIII o jurista italiano César Beccaria condenou as penas cruéis e a tortura, abrindo a discussão a respeito dos direitos humanos. Em países que se dizem democráticos?

8 – Leia a citação e atenda ás questões.
“O liberal [...] é um homem de quem [se deve] ter pena, porque está às voltas com um problema insolúvel: determinar até que ponto pode serrar o galho no qual está sentado sem correr o risco quebrá-lo. É também, por princípio, um cidadão insatisfeito. Que escureça o horizonte social, que cresça o aspecto do ‘socialismo’ – e ele se torna partidário de um ‘regime forte’. Que este se instale, suprima as liberdades civis e se interesse de muito perto pelo funcionamento da economia – o liberal espuma de indignação e volta a ser homem de esquerda. Ou de centro-esquerda.” (Gérard Lebrun. O que é poder. São Paulo: Brasiliense, 1981. P. 82.)
A - Explique em que sentido Lebrun critica a ambigüidade do liberalismo no que se refere ao ideal democrático.
B - Tendo em vista a crise financeira mundial iniciada em 2008, reflita a tentação de se desejar um “regime forte”.

10 – Junto com os colegas, escolha um dos temas abaixo, relacionados às perspectivas da implantação da democracia. Pesquisem em livros, sites, revistas e elaborem um texto com as conclusões do grupo. Preparem uma apresentação para a classe. Sugestão de temas:
A - Democracia representativa: importância do Executivo, do Legislativo e do judiciário e do equilíbrio dos três poderes.
B - Direitos e deveres dos cidadãos: a cidadania ativa, as forças políticas da sociedade civil, as organizações não governamentais.
C - Democracia e exclusão: as deficiências da democracia substancial; os sem-teto, sem-terra, sem-escola, os marginalizados da cultura, a exclusão digital (falta de acesso aos meios eletrônicos).
D - Democracia e liberdade de expressão: imprensa e censura; liberdade artística, religiosa etc.

Relacionados

  • trabalho
    1120 palavras | 5 páginas