034407551538

4649 palavras 19 páginas
FILOSOFIA DA RELIGIÃO

Aluno: Data: 06.08.2014

ATIVIDADES DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO

01 Faça um breve histórico da filosofia da religião. Natureza e objeto da religião. (em 10 linhas).

Sabe-se que a Filosofia da Religião, como expressão crítica da reflexão humana sobre o fenômeno religioso estuda as origens e o conteúdo dos fatos da experiência. Analisa a religião propriamente dita em suas relações com outras fases da vida. Ela se preocupa com o Absoluto, não como encontro com ele, nem como Deus, mas como o Ser e o fundamento da realidade. A filosofia da religião, como expressão do saber humano, muitas vezes estimulada pela racionalidade crítica, fala de Deus e do ser humano religioso. É um saber construído com base na reflexão autônoma, não um compromisso de fé. Por isso, não substitui o ato religioso, mas reflete criticamente a respeito dele.
O objetivo da filosofia da religião é alcançar a verdade (a realidade em si) que está implícita ou oculta por trás dos fenômenos ou das experiências religiosas empíricas. A filosofia da religião visa alcançar a essência ou o significado final dessas mesmas experiências. Ela visa chegar, por meio do raciocínio, ao conhecimento, positivo ou negativo, da causa da experiência religiosa.
A filosofia da religião tem o infinito por objeto, diferenciam-se de todas as outras faculdades, que têm algumas coisas finitas como seus objetos. A filosofia da religião procura investigar o infinito e estabelecer suas relações com o finito. A religião diferentemente procura crer no infinito. Portanto, a prática religiosa é diferente da prática investigativa da filosofia da religião. A fé religiosa caracteriza-se por certezas e não por provas. A fé religiosa não depende de uma prova ou de uma justificação filosófica.
A linguagem religiosa trabalha com símbolos, e símbolos não se diluem num sistema filosófico argumentativo. O ato religioso caracteriza-se por uma certeza irrefletida da presença daquele a

Relacionados