034166572224

1467 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE NILTON LINS
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA DE NUTRIÇÃO
PROFESSORA: YEDA
TURMA: ENF 042

ABRIL/2012
MANAUS-AM
CARLOS ALEXANDRE
JARILZA DA GLÓRIA
JÉSSICA BIANCA
JOSILANE VERAS
KÊNIA CRISTINA MADEIRA CASTRO
MARIA DE DEUS RIOTINTO
MICHELE CARVALHO DE SOUZA

DIETAS HOSPITALARES: DIETA LIQUIDA RESTRITrabalho destinado à obtenção de nota parcial da disciplina de Nutrição, ministrada pela Prof. Yeda, do curso de Enfermagem da turma ENF 042 da Universidade Nilton Lins.

TA

ABRIL/2012
MANAUS-AM
INTRODUÇÃO

DIETAS HOSPITALARES
Em uma unidade hospitalar, vários critérios são estabelecidos com a finalidade principal de recuperar a saúde do paciente, enquadrando nessas exigências a dieta, a qual faz parte do seu tratamento.
Para o alimento se tornar fonte de saúde imprescindível ao ser humano, deve ser processado dentro de um controle de etapas, utilizando-se matéria-prima de boa qualidade, em condições higiênico-sanitárias satisfatórias, e sendo convenientemente armazenado e transportado. Quando não obedecidas essas condições, ele pode tornar-se fonte de doenças.
As dietas hospitalares são padronizadas e adaptadas de acordo com a doença do paciente, portanto, uma adequada individualização da dieta ofertada contribui para uma menor prevalência de desnutrição hospitalar.
A Dietoterápica visa à adequação do paciente em determinado momento e situação, para uma alimentação mais adequada. Adaptação dentro dos limites possíveis ao paciente, e não o processo inverso. Nem sempre o permitido é o mais adequado.
A possibilidade de um paciente ingerir uma dieta normal, de livre escolha, não leva, ao fato de uma dieta "normal" ser a mais adequada no momento. Na maior parte das vezes, as indicações ou proibições de determinados alimentos ou preparações se encontram mais ligados à patologia do que ao paciente que irá ingerir estes alimentos.
Este trabalho basea-se em uma visão ampla do conhecimento dentro das dietas hospitalares em especial a dieta

Relacionados