034098452739

5194 palavras 21 páginas
BIOSSEGURANÇA

ETET- ESCOLA TÉCNICA EVANGÉLICA DO TOCANTINS
INTRODUÇÃO

A biossegurança é de fundamental importância em serviços desaúde, isso porque ela aborda medidas de Controle de Infecções para prevenção e proteção da equipe de assistência e usuários em saúde, orienta a comunidade onde atua, da importância da preservação do meio ambiente, na manipulação e no descarte de resíduos químicos, tóxicos e infectantes e da redução geral de riscos à saúde e acidentes ocupacionais.

BIOSSEGURANÇA

Entende-se por biossegurança o conjunto de normas e procedimentos considerados seguros e adequados à manutenção da saúde em atividades de risco de aquisição de doenças por profissionais (Hoefel e Schnelder, 1997).

Pode-se considerar então, que a biossegurança trata da prevenção da saúde do homem e do meio ambiente, e seu objeto é a segurança que, de acordo com Schramm (1998), deve ser entendida tanto em sentido objetivo – associada a probabilidade aceitável do risco que pode ser medida ou inferida, quanto em sentido subjetivo – associada ao sentimento de bem-estar.
–Biossegurança é considerada uma nova disciplina científica; pondera os prós e os contras e, se for o caso, propõe leis, normas e diretrizes com a intenção de minimizar riscos, abusos, conflitos e controvérsias, sem prejudicar os avanços biotecnocientíficos.
Assim, enquanto a bioética preocupa-se com a análise imparcial dos argumentos acerca dos fatos da biotecnociência, a biossegurança ocupa-se dos limites e da segurança com relação aos produtos e técnicas biológicas.
Em relação à biossegurança, Veronesi e Focaccia (1998) reforçam a importância de recomendação de proteção ao/à profissional, considerando a dificuldade de conhecer a sorologia dos /as pacientes antes de se prestar os primeiros cuidados e também, a existência de um grande número de portadores do HIV assintomáticos/as.
As Precauções Universais surgiram em 1987, como recomendação do CDC(Centers for DiseaseControlandPrevention),

Relacionados