033985412

4271 palavras 18 páginas
auditoria e consultoria.
Auditoria Empresarial - A auditoria é voltada para análises contábeis de balanço e para verificar se os lançamentos efetuados pela contabilidade refletem a realidade da empresa. É muito utilizada pelas empresas de capital aberto para confirmar aos acionistas se os números do Balanço estão corretos ou não. É portanto, de cunho vertical, ou seja, faz uma profunda análise da contabilidade até o “fundo”.
A auditoria não atua nas áreas operacionais da empresa, como por exemplo, o “chão de fábrica” de uma indústria ou a sistemática de compras e estoques, de um atacado ou varejo. Ela aborda estas áreas apenas contabilmente, portanto tem uma visão especifica e verticalizada.

Consultoria Empresarial - Já a consultoria é de cunho horizontal, pois analisa todas as áreas da empresa, desde o recebimento de matéria prima (indústria) ou recebimento de mercadorias (comercio) até a confecção do produto final (indústria) ou até a venda do produto (comercio).Por exemplo, numa indústria é comum a consultoria empresarial montar um PCP – Planejamento e Controle da Produção, o que a auditoria não faz.
A consultoria não só identifica na prática, onde estão os possíveis erros ou distorções que prejudicam uma melhor lucratividade, como também monta e coloca em prática um Plano de Ação Estratégica para correção dos eventuais problemas encontrados na empresa, durante a realização do Diagnóstico Empresarial, que é a primeira fase da consultoria empresarial.Consultoria
A consultoria visa processar e interpretar informação relacionada com gestão de negócio. Ou seja, as empresas de consultoria têm como objectivo ajudar os clientes a encontrarem soluções rápidas, flexíveis e focadas no que diz respeito à competitividade entre as empresas. Desta forma, maximizam resultados - integrando estratégia com operações, implementando programas adequados de reduções de custos, desenvolvendo sistemas abrangentes e processos flexíveis para fornecer melhores soluções de gestão

Relacionados