033780031805

451 palavras 2 páginas
Não é necessário ser profissional de Contabilidade, administrador ou mesmo proprietário de empresa para perceber que as demonstrações contábeis de fim de período, bem como outros relatórios emanados do setor contábil, são estruturadas em parte na pressuposição de que a moeda não sofre variações em seu poder aquisitivo intrínsecas.
Existem algumas razões para que os contadores, no exercício normal de sua profissão, procedam de forma tão conservadora, pelo menos nos relatórios oficiais. Uma delas é que o valor a ser atribuído a um bem é algo subjetivo, e que pode variar de apreciação para apreciação, de contador para contador. Para evitar os riscos do subjetivismo, prefere-se levantar relatórios contábeis que representem acumulação de valores históricos, isto é, resultantes de transações, de preços de mercado objetivamente incorridos ou ocorridos em várias datas, numa mescla de moedas de poder aquisitivo variável.
O fato de se levantarem Balanços com base em preços históricos não significa, todavia, que não possamos efetuar alguns ajustamentos, a fim de apresentar à administração visão mais realística e. Atualizada da situação financeira e de rentabilidade da empresa, quando necessário.
Exemplo de Ajustamento
A empresa comercial "ABC" Ltda. foi fundada em 1-1-X e apresentou as seguintes demonstrações financeiras para o ano fiscal encerrado em 31-12-X4 em milhares de reais, após depurar o efeito das correções legais.
Etapas do Ajustamento
Caixa e Bancos
O valor para este item, a ser apresentado no Balanço Corrigido, é exatamente igual ao valor histórico, pois as contas Caixa e Bancos são valores correntes por definição. O valor final deste item, portanto será igual a $ 253.
Duplicatas a receber e provisão para devedores duvidosos
Duplicatas a Receber também é um valor expresso em moeda corrente, de forma que seu valor permanece inalterado, ocorrendo o mesmo com sua dedução: Provisão para Devedores Duvidosos, que é um valor derivado. Esses itens serão

Relacionados