033647391899

447 palavras 2 páginas
EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é uma das áreas educacionais com demanda crescente, promovem o desenvolvimento do individuo em todos os aspectos, constituindo-se assim, um alicerce da evolução da educação buscando um constante dialogo implantando um papel específico de ampliação da experiência, do conhecimento da criança. Com interesse de transformação da natureza e pela convivência da sociedade. (CURY, 1998). Muita das vezes no deparamos com pretesco de proteger a cultura da infância onde nega as crianças o direito de se relacionar com a língua materna,deixando assim de lado a língua escrita,os maiores prejudicados por esse afastamento são as crianças de baixa renda,vivenciando assim não só um problema pedagógico mas também ético e político, por que assim é visível a escrita no meio em que vivemos.(REBISTA AVISALÁ,2009).
A educação infantil tem como o objetivo torna a criança apta para viver numa sociedade democrática, e em constantes mudanças; então são diversas atividades que visam um proporciona mento adequado e possível meio a essa sociedade. Existem várias atividades presentes nos círculos da infância que buscam o desenvolvimento e a construção do aprendizado infantil; exemplo disso: história infantil que ajuda no desenvolvimento intelectual imaginário onde aprendem suas estruturas e aos poucos passa a atribuir significados a elas; a recreação também é vista como uma atividade educativa, pois, permite uma integração e socialização que envolve uma quantidade maiores de pessoas; através do desenho e da pintura influencia no desenvolvimento da imaginação da criança, para que tudo se realize, é fundamental o acompanhamento da família na realização desses projetos de aprendizado.(PORTAL EDUCAÇÃO, MEC, 2010).
Frente a essa problemática, o papel do assistente social é desenvolver políticas educacionais do apoio as famílias das crianças, criarem ações compartilhadas das políticas de atenção a criança de zero a seis anos, dar apoio tecnicamente em

Relacionados