033487711457

662 palavras 3 páginas
SENAI

“Centro integrado SESI/SENAI Hélcio Rezende Dias”

Curso Técnico em Edificações

Pronatec 2 m A

Desenho De Instalações - Mirela

Vila Velha

2013

SENAI

“Centro integrado SESI/SENAI Hélcio Rezende Dias”

OS NOVOS CONCEITOS E

TECNOLOGIAS EM SISTEMAS

DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS.

Vila Velha

2013

Introdução

Para o diretor comercial da Emmeti Brasil, além de sistemas de armazenamento da água da chuva e reaproveitamento da água de banhos e lavatórios, outros sistemas hidráulicos podem ser usados para economizar água.

Atualmente já é possível projetar e construir uma casa ou prédio de apartamentos residenciais com produtos que tornam todo o sistema hidráulico (água quente e fria) mais eficiente e isso, consequentemente, gera economia de água.

O correto dimensionamento do sistema hidráulico e a escolha por produtos adequados são pontos fundamentais para promover o uso racional da água em uma casa. Os metais sanitários como chuveiros e torneiras economizadores são bastante eficientes e atendem as normas técnicas de qualidade. É bom ressaltar que os programas setoriais da qualidade valem para todos os metais sanitários, economizadores ou não.

Mesmo para as torneiras tradicionais, existem estudos e aperfeiçoamentos em prol da redução de consumo, como aqueles que tratam de vazamentos e dispersão de jato. As bacias sanitárias, por sua vez, devem usar o volume reduzido de descarga para serem consideradas economizadoras. Esses produtos também têm seu programa setorial da qualidade, que estabelece limites normativos para o volume de descarga.

Novos designs com uso racional de água

Tubulação

Além do desperdício de água, vazamentos em tubulações podem causar danos nas paredes e na pintura. Um furo na tubulação pode desperdiçar cerca de 3.200 litros de água

Relacionados