033465

906 palavras 4 páginas
Memorial de Formação

1.1- Memórias de minha infância e expectativas vivenciadas na escola

A minha trajetória escolar não foi nada fácil, acredito como muitas pessoas tiveram para prosseguir nos estudos. Somos uma família numerosa, 11 irmãos e mais primos que moravam conosco.Meus pais sempre foram grandes incentivadores para minha formação em todas as áreas de minha vida.
Morei em zona rural, onde os alunos ficavam todos confinados em uma sala, 1ª á 4ª séries, eram só dois professores. O ensino não era lá grandes coisas,deixava muito a desejar. Eu sempre era aprovada, mas tudo era na base da decoreba. Lembro que um dia um de meus professores bNão havia interação entre alurigou muito comigo, pois a resposta tinha que ser igual a que estava no livro, então isso me deixava vezes me prejudicada. Sempre fui participativa, questionadora, e a professora cortava, nunca deixava falar, eu levei muito tempo com esse problema, entendia que assim que tinha que ser, ficar calada, só ouvir e decorar tudo.
Fui alfabetizada aos 7 anos, me lembro da professora, Dona Valdeia Souza, embora sem paciencia, me ajudou muito. Mais tarde então mudamos para uma vila, onde tinha que atravessar um rio e andar bastante a pé com meus tres irmãos mais novos. Muita dificuldades mesmo, certa vez o barco virou e não deu para chegar à escola, era dia de prova, meu pai teve que ir lá, conversar com a diretora, para então autorizar a professora dar a prova pra mim. Meus pais eram exemplos para minha vida, gostavam de ler, reunia todos os dias pela manhá e à noite para lermos a Bíblia e ali ficávamos refletindo, cantávamos, eram momentos muito agradáveis. Cada dia um lia um texto, depois havia o comparilhamento. Lembro que ainda pequenos, meu pai comprou instrumentos musicais e todos nós, cada um aprendeu um instrumento. Isso despertou essa paixão pela arte musical, e vejo que os netos seguem essa paixão como hobe, a música. A música, sei que abre um leque muito grande para

Relacionados

  • Edital Div Notas Pr Objs CP 02 2014
    259687 palavras | 1039 páginas
  • Edital Div Notas Pr Objs CP 02 2014
    259687 palavras | 1039 páginas