033158731384

1506 palavras 7 páginas
TRABALHO DE LINGUAGEM E CONTEXTO

1. Elaborar perguntas sobre o uso de linguagem para persuasão;
2. Aplicar tais perguntas a, pelo menos, quatro entrevistados;
3. Para fechamento, elaborar um pequeno texto, analisando o material coletado.

A linguagem é um instrumento poderoso de persuasão, prova disso é o resultado das entrevistas realizadas com vendedores de ramos diversos. Por outro, é essencial conhecer acerca do produto que será vendido, pois as informações sobre o mesmo garantem segurança ao comprar. Outro aspecto analisado é o fato de haver contratos entre o vendedor e o cliente: a ética.
Os bons vendedores utilizam-se da linguagem para convencer, esta por sua vez vem carregada de ideologia e empolgação. Alcançar uma boa cota de vendas/clientela depende prioritariamente do fato de se conhecer sobre o produto, um exemplo disso é o caso da educação, isto é, enquanto produto terá mais sucesso de vendas a instituição que possui o maior número de profissionais competentes, uma vez que o produto vendido é o conhecimento. Após ter usado os instrumentos mencionados acima, ainda há outro aspecto a ser visto, este talvez seja o mais importante de todos para manter a clientela, podemos mencionar a ética, haja vista que cada comprador espera veracidade nas informações acerca da negociação.

Teorias de Mikhail Bakhtin
Mikhail Bakhtin foi um dos grandes filósofos da linguagem e conduziu seus estudos no âmbito da linguagem como fenômeno socioideológico. Ele possuía estreita relação com a teoria marxista. O método marxista tem como base o processo de criação ideológica e suas implicações sociais.
Na concepção bakhtiniana, a esfera de criação ideológica está estreitamente ligada às questões da filosofia da linguagem, assim, tudo o que é ideológico constitui-se de um signo, ou seja, possui um significado situado fora de si mesmo. Dessa forma, o signo é um fenômeno do mundo exterior, pois emerge, segundo Bakhtin, do processo de interação entre uma

Relacionados