032786391554

481 palavras 2 páginas
MINUTA DO PROJETO DE PESQUISA
ALUNO/A Maria Girlene Rodrigues Cavalcante
POLO: Pio-ix DATA: 16/07/2011
1 TEMA E DELIMITAÇÃO DE TEMA DO PROJETO
Tema: Evasão escolar
Tema delimitado: Evasão escolar no ensino fundamental da Unidade Escolar Maria Matutina de Alencar.
2 PROBLEMA DE PESQUISA
Quais as causas da evasão escolar no ensino fundamental da Unidade Escolar Maria Matutina.
INTRODUÇÃO
A evasão escolar acontece quando o aluno deixa de frequentar a aula, abandonando a escola durante o ano letivo.Existem muitos motivos que levam o aluno a abandonar a sala de aula como, por exemplo, a necessidade de ingressar no mercado de trabalho, problemas de aprendizado que podem acontecer na trajetória escolar, falhas no transporte escolar, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço, questões econômicas e muitas vezes a simples falta de interesse em estudar dentre outras causas.
Para que sejam reduzidos, alguns desses problemas precisam de ações do poder público. Outros podem ser solucionados com ações adotadas durante o ano pelos gestores escolares e suas equipes que têm a responsabilidade de garantir as condições de ensino e aprendizagem.
3 OBJETIVOS
3.1 Geral
Descobrir as causas da evasão escolar no ensino fundamental Unidade Escolar Maria matutina de Alencar.
3.2 Específicos
Identificar a relevância do problema;
Saber qual é a participação da escola nesse aspecto.
Observar se a família contribui de alguma forma para essa evasão.
Descobrir como combater a evasão na escola
4- JUSTIFICATIVA
O motivo pelo qual escolhi esse tema é saber o porquê dessa evasão escolar, e através disso contribuir para mudar a situação nessa escola.

5 REFERENCIAL TEÓRICO: LOPES, Maurício Antonio Ribeiro. Comentários à Lei de Diretrizes e Bases da educação. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999.
ROCHA, Simone Mariano. FICAI – Um instrumento de rede de atenção pela inclusão escolar. In: BRANCHER, Leoberto Narciso (organizador). O direito é aprender.

Relacionados