03254781813

Páginas: 5 (1046 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014









































































SUMÁRIO







































1- INTRODUÇÃO



O principal tema desse trabalho é a comunicação, que se julga importante em qualquer tipo de negócio. Como se diz logo no inicia do textoproposto, dialogar com cada público de interesse implica desenvolver relatos sob medida para cada um deles a partir da narrativa corporativa e estabelecer um contato estreito entre a equipe de comunicação e outros setores envolvidos. Devemos informar para os investidores e demais funcionários tudo que acontece mesmo, dentro de uma empresa? Isso não atrapalharia a empresa com gente demais dando“pitaco” no que deve ser feito?

Não é o que acontece na Braskem, que aposta em uma relação estreita entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia. Bimestralmente, a empresa publica uma revista com notícias sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios, a Geração Braskem. Para quem se importa ainda mais, tem também o Família Braskem, com diversos assuntos familiares.

Apostandonisso, a empresa tem como meta perseguir uma agenda positiva de comunicação em todas as suas frentes. Isso exige que a equipe de comunicação trabalhe como um jornalista de uma publicação, indo atrás de fatos e buscando ser didático quando se depara com um assunto mais técnico.










2- DESENVOLVIMENTO


Devem ser observados os elementos do processo de comunicação; o emissor deve sercapacitado e entender sobre todos os assuntos da empresa, não adiantaria colocar uma pessoa leiga sobre os assuntos da empresa, para que quando questionada sobre um determinado assunto, ela não souber dar uma resposta clara, objetiva e satisfatória, o que poderia causar um engano, que é o contrário de uma pessoa que entende sobre os assuntos, podendo esclarecer dúvidas, solucionar problemas eauxiliar nas dificuldades dos investidores, no caso, os receptores. Dentro disso tudo, deve haver o planejamento, que envolve o canal (a via de transmissão da mensagem), o emissor deve ter habilidade no processo do código (a linguagem utilizada na transmissão da mensagem). Se o emissor souber administrar todos esses requisitos, não haverá problemas com os investidores ou quaisquer que sejam osreceptores.

Na Braskem, a comunicação é uma das partes fortes da empresa. O processo de comunicação com os investidores deve seguir objetivos lógicos pela organização. Não é tão importante saber se o mercado foi justo ou injusto com os investidores, mas sim, a opinião deles. Se houver algum tipo de desavença ou alguma injustiça, é porque houve uma falha na comunicação ou de interpretação dos mesmos eisso deve ser corrigido. Antes de qualquer entrevista ou algo do tipo, são convocados os porta-vozes da empresa pra uma reunião que os deixará a par de tudo que acontece no seu dia-a-dia, para que não haja nenhum imprevisto durante a entrevista ou que eles deem qualquer informação errada, já que o alinhamento do discurso deve ser julgado importante. Isso apenas ressalta o que estudamos durante osmeses, que uma das mais importantes áreas de um empreendimento, é a comunicação, para que todas as outras áreas saibam o que acontece na empresa toda.





3- QUESTÃO PROPOSTA


Por que é importante para a sociedade a transparência e a coerência entre discurso e prática das empresas acima relacionadas?

A comunicação pode ser considerada o “espelho da cultura” de uma empresa. Assim, seas ações da empresa são guiadas por certos valores, condizentes com sua missão, sua visão e seus princípios, as práticas comunicativas devem, sim, estar alinhadas com esse discurso. Em outras palavras, a empresa deve agir com base naquilo que defende, nas ideias que leva a público, para que sua imagem, enquanto uma instituição responsável e consciente, não seja questionada. Devem ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!