032267781490

1862 palavras 8 páginas
TÁTICAS BÁSICAS DE BASQUETEBOL

Tanto os atacantes como os defensores são importantes numa equipe de basquetebol. Os atacantes fazem os pontos necessários para a vitória da equipe e os defensores impedem que os adversários façam pontos. Uma equipe de basquetebol dever ter bons atacantes e bons defensores, mas cada jogador deve saber como atacar e como defender.

Assim como no futsal e o handebol, o basquetebol é praticado em equipe, e nos esportes coletivos a vitória de uma equipe depende das qualidades do jogador e do entendimento entre os jogadores.

No basquetebol, o trabalho em equipe é essencial para se obter bons resultados. As qualidades individuais dos jogadores precisam ser combinadas para que a equipe possa defender e atacar com eficiência.

POSIÇÕES OFENSIVAS

O esquema ilustrado abaixo representa alguns jogadores numa quadra de basquetebol. Observe que os jogadores atacantes 5 e 6 jogam recuados, antes da zona de lance livre. Como são eles que organizam e armam as jogadas, não podem jogar avançados. Em posições recuadas eles têm melhor visão do conjunto de jogadores e podem comandar a equipe. Esses jogadores são os chamados armadores.

Observe também que o atacante número 12 joga próximo à área restritiva (garrafão), principalmente para atrapalhar o sistema defensivo do adversário. Esse jogador é chamado de pivô.

Os atacantes 8 e 9, por sua vez, movimentam-se nas laterais da quadra, procurando penetrar na defesa adversária e fazer arremessos laterais. São chamados de alas.

POSIÇÕES DEFENSIVAS

Observe agora o esquema que representa as posições dos jogadores de defesa:

Note que os jogadores 4 e 7 atuam avançados , acima da zona de lance livre. Têm como função atrapalhar a armação das jogadas do adversário e, ainda, impedir os arremessos de longa distância. São chamados de alas defensivos.

O jogador que atua na posição central da área restritiva (garrafão), como o número 11, tem

Relacionados