032163692208

541 palavras 3 páginas
Segundo o filme Batismo de Sangue, a história apresentada ocorre em São Paulo em 1968, podemos perceber que nesse período há um tipo de governo instalado no Brasil conhecido como a Ditadura Militar.
Vimos que a igreja estreitou seus laços com os movimentos de esquerda, pois eles queriam defender os pobres de pés descalços, essa era a luta dos jovens dominicanos.
E que podemos relacionar desse período com o filme, são varias situações que mostram as transformações vividas nessa época:
No campo político o regime militar diminuiu os espaços de participação política dos cidadãos. Nessa época o governo permitiu apenas que dois partidos políticos funcionassem: a ARENA e o MDB.
Os partidos influenciados pelos valores comunistas foram proibidos de funcionar, pois eram considerados ameaçadores à segurança nacional.
No momento em que o regime militar ganhou força, os grupos comunistas foram desarticulados pelos militares. Em resposta, alguns dos integrantes do grupo comunista decidiram pegarem armas para lutar contra o regime militar, formando as guerrilhas. Tal situação acabou gerando vários episódios de violência: como o uso da tortura como forma de intimidar os que lutavam contra o regime militar,umas dessas violência foi a morte do líder comunista Carlos Marighela, morto em uma emboscada.
No campo econômico, o Brasil experimentou situações bastante diferentes. No começo do regime militar a inflação e as mazelas sociais tomavam conta de toda a nação. Para tentar superar esse problema, os militares abriram a economia para o capital estrangeiro, buscaram financiamento no exterior e realizaram grandes obras. Tal situação acabou criando o chamado “Milagre Econômico”, no qual o país teve grandes índices de desenvolvimento econômico.
Entretanto, a partir da segunda década de 1970, o aumento do preço dos combustíveis no mercado internacional fez com que os países estrangeiros deixassem de investir tanto no Brasil. Tal situação acabou criando uma situação de grave crise

Relacionados