031319621597

3441 palavras 14 páginas
DANILO DIAS DE ARAUJO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COMO OS PROFESSORES DAS SERIES INICIAS DA CIDADE DE BOM JESUS-PI ENTENDEM E PRATICAM EM SALA DE AULA.

Bom Jesus-PI, junho de 2013.
SUMÁRIO

TEMA

A educação ambiental na escola.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

A importância da inclusão da educação ambiental na escola.

1- INTRODUÇÃO
A humanidade é parte da natureza e depende dela para sua sobrevivência, mas a civilização, ou o conjunto de caracteres próprios da vida social, política, econômica e cultural da humanidade, proporciona a ela o poder de intervir alterando a natureza em escala sempre crescente, para melhor ou para pior. Segundo VIOLA (1987), entre os efeitos negativos desta intervenção humana encontram-se: ameaça à vida biológica nos oceanos, lagos e rios, devido à poluição de suas águas; envenenamento da atmosfera com vapores prejudiciais; destruição do solo através de uso indevido provocando erosões, inundações e alterações do clima (CHAVES E FARIAS, 2005).
As questões ambientais vêm sendo foco de intensas e recorrentes discussões, devido à preocupação com a qualidade e a manutenção da vida na terra. Diante disso, a educação ambiental assume cada vez mais uma função transformadora, na qual a participação dos indivíduos torna-se essencial para a promoção do desenvolvimento sustentável. A integração entre desenvolvimento e ambiente é o princípio básico e diretor da educação e da educação ambiental (TOZONI-REIS, 2004).
A educação ambiental deve ser tratada desde o ambiente familiar, e também nas escolas, de forma integrada e contínua em um processo de capacitação da sociedade como um todo. Para isso, deve, então, reorientar o ensino formal e informal, modificando atitudes e comportamentos pela aquisição de conhecimentos e valores (TOZONI-REIS, 2004) promovendo o envolvimento ativo na busca da

Relacionados