030892731724

2616 palavras 11 páginas
0,3 em 0,3 pontos

(Concurso Público - IFAL - Docente Copema, 2010) Dentre as iniciativas, no âmbito do poder público para as ações afirmativas de inclusão social, insere-se a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Sobre essas Diretrizes, o princípio da Consciência Política e Histórica da Diversidade deve conduzir:
I- ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.
II- à crítica pelos coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, professores, das representações dos negros e de outras minorias nos textos, materiais didáticos, bem como providências para corrigi-las.
III- ao esclarecimento a respeito de equívocos quanto a uma identidade humana universal.
IV- à desconstrução, por meio de questionamentos e análises críticas, objetivando eliminar conceitos, ideias, comportamentos veiculados pela ideologia do branqueamento, pelo mito da democracia racial, que tanto mal fazem a negros e brancos.
São alternativas corretas:

Resposta Selecionada:
d.
I e IV.

Feedback da resposta:
Na afirmação II, a necessidade do uso crítico de todo material didático por professores e demais envolvidos no processo educativo não está explícita na lei, apesar de configurar um importante posicionamento na promoção da igualdade racial na escola, na sala de aula, na sociedade etc. A questão apresentada na afirmação III não é pertinente, visto que as Diretrizes não trazem uma discussão ou crítica sobre uma suposta "identidade humana universal", mas incentiva o respeito à diversidade étnico-racial, bem como as contribuições das populações afrodescendentes para a construção da história e da cultura do Brasil.

Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos

(Concurso Público: CETRO - 2008 - SEE - SP - Supervisor Escolar) As Diretrizes Curriculares Nacionais

Relacionados