03000212Dv1651

2314 palavras 10 páginas
O Materialismo Histórico em 14 Lições
L. A.Tckeskiss

Lição IX: A Estrutura da Sociedade e a Divisão de Classes

No final da lição passada apontamos a influencia da técnica na estrutura social da sociedade, e chegamos á conclusão de que com o desenvolvimento da técnica modifica-se a estrutura da sociedade.
Sabemos que o estado da técnica determina sempre a divisão social do trabalho. Na sociedade primitiva a divisão social do trabalho é muito rudimentar, — ela se expressa, na divisão em duas espécies de funções: a organizadora ou dirigente, e a executiva. Mais tarde forma-se uma divisão do trabalho cada vez mais desmembrada e complexa, e no grau mais alto do desenvolvimento da técnica, que vemos moderna sociedade capitalista, a divisão do trabalho mais se alastra, torna-se complexa, se desarticula e sua estrutura fica também em todos os seus detalhes muito complexa. Temos famílias, classes, grupos, camadas, agrupamentos nas próprias classes, varias sociedades, partidos, etc. A sociedade pode ser comparada a um edifício que tem alicerces, base, com suas partes principais e sobre si a superestrutura, os andares, com todo o edifício inteiro.
Se quisermos compreender e explicar a estrutura da sociedade e também as suas partes principais, teremos antes de mais nada de destacar a base da sociedade, seus alicerces, e só então, depois de estudada esta, explicaremos as outras partes do edifício social, toda a construção social.
Em que consiste o alicerce, isto é, a base da sociedade? Analisando anteriormente essa questão, mostramos numa concatenação de idéias que a base fundamental da vida social é o trabalho social, que por sua vez se acha estreitamente ligado à técnica. Falando aqui do trabalho como fator social, — como base da vida social, não nos interessa a face física ou técnica do trabalho, mas sua face social, isto é, as relações que surgem entre os homens no trabalho durante a elaboração de produtos e durante sua distribuição. A base da vida social é,

Relacionados