03 Inclus O E Escolariza O M Ltiplas Perspectivas

1321 palavras 6 páginas
109

BAPTISTA, Cláudio Roberto; BEYER, Hugo Otto (org.).
Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto
Alegre: Mediação, 2006. R$ 33,00
Temos a grata satisfação de resenhar o livro Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas, organizado no início de 2006 pelos professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS) Cláudio Roberto Baptista e Hugo Otto Beyer1 , porque são essas pessoas extremamente queridas no meio acadêmico e realmente sérias em sua prática. Trata-se de um trabalho significativo que aborda o tema da educação escolar inclusiva.
Dividido em treze capítulos apresenta uma visão ampla e esclarecedora sobre o assunto, momento em que se faz reflexão sobre perspectivas para o ambiente escolar que propõe incluir. A obra é constituída basicamente de textos de um seminário desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Tem como eixo central, que congrega os diferentes textos, a compreensão de que todas as pessoas são seres em constante transformação e que não podem ser descritas por instrumentos fragmentadores.
Já no primeiro capítulo, Cláudio Baptista descreve os efeitos da Declaração de Salamanca na atualidade e sobre as políticas de inclusão escolar e suas limitações para implementação. Discute também sobre os medos e mitos que cercam esse tema e as intenções e possibilidades de mudanças no plano da operacionalização de propostas de intervenção educacional no que se refere aos processos inclusivos.
No segundo capítulo, Marisa Eizirik apresenta a conexão entre a verdade e sua historicidade e o movimento humano de criação de ilusões, dizendo que não somos apenas expectadores e sim criadores destas verdades.
Descreve também sobre nossas formas de ver o mundo

1

O professor Hugo Otto Beyer estava entre as vítimas do trágico acidente com o avião da Gol no segundo semestre de 2006.

La Salle - R. Educ. Ciên. Cult. Canoas

v. 12 n. 1

p. 109 - 113

RR
E
S
E
N
H
A
S

jan. - jun. 2007

Bento Selau,

Relacionados

  • Capacita ̧ ̃o em inform ́tica
    25607 palavras | 103 páginas