03 Estudo Da Viol Ncia Deilton

1991 palavras 8 páginas
ESTUDO DA VIOLÊNCIA - O
COMPORTAMENTO CRIMINOSO E OS
ASPECTOS JURÍDICOS, SOCIAIS E
PSICOLÓGICOS DO CRIME DE HOMICÍDIO.

Prof. Deilton Aires Batista

O QUE É A PSICOLOGIA CRIMINOLÓGICA


A criminologia é o conjunto de conhecimentos que se ocupa do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controle social referente ao ato criminoso, a personalidade do criminoso e da ressocialização. 

A criminologia clínica e a psicologia criminal estudam os componentes e as motivações da conduta criminosa, pessoa que a praticou, o cárcere e suas vicissitudes.



Preocupa-se ainda com as estratégias de intervenção para a reinserção do apenado no convívio social.



A psicologia criminal se ocupa do estudo dos comportamentos, pensamentos, intenções e reações do criminoso, tentando entender profundamente o que leva alguém a cometer crimes e os seus mecanismos. PSICOLOGIA E CRIMINOLOGIA


A criminologia enquanto ciência, se originou na segunda metade do séc. XIX, tendo como marco principal as concepções de Cesare Lombroso (“Tratado antropológico experimental do homem delinquente”).



Já no final do séc. XIX, os estudos se intensificam e a criminologia passa a ser pensada através de um método causal e explicativo, fundamentando sua pena sobre a personalidade do criminoso e sua periculosidade. Assim, o crime passa a ser visto não somente como um comportamento individual, mas também em seu fator humano e social.

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO CRIMINOLÓGICO



Concepção Causalista (conceito tradicional em criminologia clínica): há uma relação de causa e efeito entre a conduta criminosa e o que a originou. Sendo assim, o crime seria uma decorrência natural ou quase necessária frente a determinadas condições, imanentes daquele que o praticou.
A causa nos possibilita uma explicação dos fatos, ainda que de forma enganosa, além de nos dar uma noção do conceito de periculosidade do criminoso.
A periculosidade é uma condição imanente do indivíduo, por força da qual sua conduta

Relacionados