03 Bizantinaislamica

1161 palavras 5 páginas
História

CIVILIZAÇÃO BIZANTINA E ISLÂMICA
3. IMPÉRIO ISLÂMICO

1. IMPÉRIO BIZANTINO

O Islã está localizado na Península Arábica, numa região extremamente seca e desértica. Sua história é dividida em: Arábia pré-Islãmica e Arábia Islâmica.
Arábia Pré-Islãmica: nesta época os árabes eram divididos em dois povos : os urbanos e os beduínos (viviam no deserto). Em comum estes povos falavam o mesmo idioma e tinhas as mesmas crenças religiosas. O ponto central da religião era a cidade de Meca, onde está a Caaba (pedra Negra) que é adorada por todos os muçulmanos.

O Império Romano do Oriente formou o Império Bizantino, o nome vem da cidade de Bizâncio que depois de uma profunda reforma feita pelo Imperador Constantino passou a se chamar Constantinopla. O mais importante imperador foi Justiniano que governou o Império de 527 a 565.
Neste período, expandiu o Império conquistando o Norte da
África , parte da Itália e o Sul da Espanha. Como forma de aumentar seu poder, Justiniano reuniu todos os poderes possíveis, o comando absoluto do Império (como César tinha sobre
Roma) e o comando absoluto da Igreja (como o papa tinha sobre a Igreja Católica), era o chamado Cesaropapismo.
Dentre as realizações de Justiniano podemos citar o código de leis, escolas de direito, construção de enormes igrejas, hospitais, aquedutos e palácios.
Depois de sua morte, os outros imperadores não conseguiram manter o controle sobre todo o Império. Vários ataques e revoltas internas foram enfraquecendo o Império e em
1453 foi definitivamente invadido e conquistado pelos bárbaros turcos otomanos.

O império Bizantino
GERMANOS

IOS
ND

B UR

Córsega

Roma

VISIGODOS
Is. Baleares

Sardenha

M
Cartago

N
O

Rio Danúbio

ar

M

ÁSIA MENOR

Sicília
Siracusa

ed ite r

L

râ n G

A
Éfeso
CI
RÉ Atenas

Tiro

eo

Jerusalém

368

Mar
Vermelho

o elh ilo

EGITO
ÁFRICA

rm
Ve

180

N
Rio

ESCALA
QUILÔMETRO

r
Ma

Alexandria
0

Pintura do século XIV mostrando Maomé com a pedra da Caaba nas mãos, quando a

Relacionados