02preparacao Terreno

579 palavras 3 páginas
DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS

02. PREPARAÇÃO DO TERRENO

Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré
CEP 05347-902 - São Paulo / SP

MÃOS À OBRA

PREPARAÇÃO DO TERRENO
Antes de mais nada é necessário que o seu terreno esteja perfeitamente delimitado, para tanto, solicite que a Prefeitura faça a demarcação das divisas, esta providência poderá evitar contratempos futuros com vizinhos.
Inicie com uma limpeza total do terreno. É hora de derrubar e capinar o mato porventura existente. Atenção, a derrubada de árvores de grande porte só poderá ser feita se absolutamente necessário, caso em que, cuidados especiais deverão ser tomados (inclusive com a obtenção de autorização legal). Lembre-se que, preservando ao máximo a vegetação, estará garantindo a estabilidade do terreno, caso for muito inclinado, e contribuindo com a qualidade do ar.
Feita a limpeza do terreno, poderá ser visto bem melhor quais são suas características topográficas: plano, inclinado para frente, para trás ou para um dos lados e até mesmo da qualidade superficial do solo existente: arenoso, argiloso, com pedregulhos etc.
Localize a posição em que a sua casa ficará no terreno, inclusive a área da ampliação futura, se for o caso. Lembre-se dos recuos que devem ser deixados na frente, nos fundos e nas laterais. Caso uma parede coincida com a divisa – se for necessário avance com a limpeza do terreno cerca de 1 m do terreno do vizinho converse com ele antes sobre isto.
A área da construção demarcada com auxílio de uma trena e piquetes com pelo menos 1 m a mais em volta deverá ser nivelada - vejamos como isto é feito: l Crave duas balizas (A e B) de madeira, uma na frente e outra nos fundos da área onde será feita a construção. Na parte alta do terreno assinale na baliza (B) a altura de 1 m a partir do chão. Uma mangueira de nível deverá ser estendida entre as balizas, como mostra a Figura 1.

Figura 1 - Nivelamento com mangueira
-2-

MÃOS À OBRA

l

Coloque a mangueira de forma que o nível d'água coincida com a

Relacionados