029863710469

902 palavras 4 páginas
UNICRUZ- LETRAS-PARFOR FILOSOFIA DA LINGUAGEM CLÉIA FATIMA DELIMA , acadêmica do Curso de Letras e Espanhol.

TÓPICOS DOS CONTEÚDOS ESTUDADOS NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA.

LINGUAGEM A Linguagem na visão filosófica apresenta a ordem verdadeira das coisas, porque a palavra na medida que revela a essência, em que faz a apresentação passa a ser justa.
Investiga a relação entre o significado e a verdade. Encontramos a investigação filosófica da linguagem nos textos de Platão, Aristóteles . No Crátilo obra em forma de diálogo, sendo essa a primeira discussão filsófica sobre linguagem, onde Sócrates dialoga com Hemógenes e Crátilo tratando das questões relativas considerando a relação entre os nomes e as coisas que os mesmos designam.
No curso de Letras a linguagem se torna um interessante instrumento pedagógico, porque percebemos o olhar global que podemos ter sobre determinado contexto, ou seja, jogar com os sons e os sentidos da língua , propiciando a ampliação de conceitos,permitindo aprender mais sobre si e sobre os outros de acordo com a trajetória da leitura construída que pode ser através de filmes, musicas, historias de faz de conta e outros. A linguagem é pensada sobre diferentes sistemas de signos, mas também prioriza a linguagem verbal. É o elemento essencial das relações intersubjetivas, portanto não é uma ferramenta, mas é sempre um instrumento pedagógico. Não existe pedagogia sem um ato dialógico , sem estar em contato com os outros.

FILOSOFIA

É uma insatisfação constante com as respostas e esta presente em todas as ciências. Mostra um olhar global na antiguidade Grega;é radical no sentido de esgotar argumentos, tem como questão fundamental a dialética. É sistemática, subversiva,

Relacionados

  • 029863710469
    1646 palavras | 7 páginas