029134841163

608 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma universidade pública mantida pelo governo federal do país, sendo eleito o 15º no ranking de maiores instituições do país.3 É a maior, melhor e mais conceituada instituição federal da Região Norte segundo o SJTU. A universidade possui mais de trinta mil alunos nos 340 cursos de graduação que oferece, nos campi de Belém, Abaetetuba, Altamira,Bragança, Castanhal, Cametá, Capanema, Breves, Tucuruí e Soure. Vários grupos de pesquisa de importância nacional fazem parte dos quadros da UFPA. Dentre as áreas de pesquisa mais destacadas encontram-se a Genética, as Geociências e as Neurociências.
Criada em 1957 (algumas faculdades como a de Medicina e a de Direito estão entre as mais antigas do Brasil e quando da criação da Universidade Federal do Pará foram por ela encampadas). Sua área territorial é aproximadamente 3.328.655,80 m² enquanto sua área edificada é aproximadamente 204.930,90 m²
A UFPA é uma instituição federal de ensino superior, organizada sob a forma de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação(MEC), através da Secretaria de Ensino Superior (SESu). O princípio fundamental da UFPA é a integração das funções de ensino, pesquisa e extensão. O atual Reitor é o Prof. Dr. Carlos Edilson Maneschy, eleito para o quadriênio julho 2009-2013, e reeleito para o quadriênio 2013-2017.

Mestrado e Doutorado em ‘’ PSICOLOGIA’’
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA), tem novo curso de pós-graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se do Doutorado em Psicologia, sob coordenação da professora Ana Cleide Moreira, doutora em Psicologia, o qual terá primeira turma no próximo semestre deste ano.
A professora Ana Cleide explica que, “durante quarenta anos, desde a criação do curso de Graduação em Psicologia, em 1974, busca-se criar condições para um Programa de Mestrado e

Relacionados