029018621554

516 palavras 3 páginas
Aluna: Ana Cleia Marques da Silva e Cristianí
Professora: Adrianamar de Fátima O. Macedo
Disciplina: Lingüística III
Curso: Letras 3º

O Legado de Saussure
Mesmo cem após sua morte e muitas polêmicas em torno de suas idéias dicotômicas, Ferdinand de Saussure continua despertando o interesse de estudiosos de todo o mundo acerca dos mistérios produzidos pela linguagem. Há muito tempo, teóricos procuram múltiplas maneiras de compreender, principalmente o objetivo da língua, pois a própria natureza tem se encarregado de deixar claras suas manifestações em várias semiologias. Pois é através da mesma que se estabelece a comunicação.
Nos fins dos séculos XVIII surgiu o nascimento da lingüística, a ciência responsável pelo estudo da linguagem, por estudar as civilizações antigas e as línguas clássicas.
Quem Foi Saussure?
Ferdinand de Saussure nasceu na Genebra no dia 26 de novembro de 1857 e era de uma família de cientistas bem conhecidos. Ele estudou sânscrito e lingüística comparativa em Genebra. Em 1878, com aos 21 anos, Saussure publicou um longo e precoce artigo chamado “nota sobre o sistema primitivo das vogais indo-européias”. Uma das partes mais inspiradas de sua análise é o posicionamento dos elementos consonantais de “co eficientes sonorantes”.
O curso de lingüística geral compilando matérias retirados de vários cursos de Saussure, de palestras em Genebra e de anotações coletadas a partir dos cadernos de vários alunos. A influência de Saussure espalhou todas as novas ciências sociais no início e meados do século XX e, finalmente, seja positivo ou negativamente, para a teoria da literatura e estudos culturais modernos. Pela personalidade e perfeccionista na preparação e execução de suas atividades recebe o título de “pai da lingüística”.
Antes de Saussure, fatos lingüísticos eram nomeados semelhantemente, embora fossem distintos. Exemplo, basta citar o termo língua, que possui sentidos distantes da uniformidade. A organização da lingüística na

Relacionados