028931601520

269 palavras 2 páginas
O filme Uma Mente Brilhante relata a história de um grande matemático americano, John Forbes Nash Jr. John é um rapaz tímido e introvertido, com dificuldades de socialização, no entanto é extremamente inteligente, que está sempre em busca de sua idéia original, elaborou uma teoria revolucionária sobre economia e, com isso, conseguiu o reconhecimento e o trabalho que buscava.
Durante o exercício de sua função, suas esquisitices são aceitas normalmente, devido ao meio ao qual pertence, que é tolerante com comportamentos extravagantes.
Nash se vê envolvido com personagens imaginárias, um amigo e sua sobrinha que sempre estão dispostos a lhe ouvir, e inimigos que em conspirações e códigos o envolve confidencialmente ao serviço secreto dos Estados Unidos. Este envolvimento trás perturbações, que o faz perder o controle sobre sua mente, evidenciando um mundo de paranóia e esquizofrenia.
A esquizofrenia é uma doença mental grave que se caracteriza por muitos sintomas entre eles alterações do pensamento, alucinações, delírios e embotamento emocional. Jonh Nash começa uma relação com sua aluna Alicia que vê algo além das esquisitices do matemático, casando-se com ele.
O filme em si, não trás a matemática como ciência, mais sim como parte da vida de um homem que a pesar de ser um gênio, tem suas frustrações, amores, doenças e amizades que foram essências em seu tratamento, como por exemplo a paciência e tolerância de sua esposa na conscientização e aceitação de sua doença, os amigos desde sua formação acadêmica que lhe demonstraram apoio incondicional e a rigorosa observação do seu médico foi possível proporcionar e garantir a John Nash uma vida mais próxima do “normal” .

Relacionados