028564200

552 palavras 3 páginas
Redução Fenomenologia ou Epoche
Epoché - deriva do grego antigo e significa “paragem”, “interrupção” ou “suspensão de juízo”.
Esse método propõe conhecer as coisas como são, colocar entre parênteses, deixar de lado a atitude natural de ver o mundo.
Um esforço de voltar à experiência original de observar o mundo e captar os fenômenos, sem se preocupar se correspondem ou não a objetos do mundo externo a nossa mente.
Através da epoché ocorre a suspensão dos conhecimentos anteriores a evidencia que podem atrapalhar o processo de conhecimento do fenômeno/objeto na sua originalidade.
O Epoché produz retorno à consciência, permite a quem pratica conhecer o eu puro ou eu transcendental (essência). Permite conhecer o objeto sem a preocupação se ele corresponde ao mundo externo a nossa mente. Foca a observação do fenômeno livre de julgamentos pré-estabelecidos, fenômeno PURO.
Interesse da fenomenologia não é o mundo que existe mais o modo como o conhecimento do mundo se dá para cada pessoa.
IMPORTANTE: EPOCHÉ - onde ocorre a suspensão de juízos, valores, retorno ao original. Observação desinteressada do mundo. Objetivo desta suspenção é apreender na consciência as coisas como são.
CONSCIENCIA – objeto puro irá dialogar com a consciência pura/fenômeno. INTENCIONALIDADE/consciência sempre consciência de algo/ consciência intencional.

Na Fenomenologia:
NOESIS é o ato de perceber e a NOEMA é o objeto percebido ( Mais importante a coisa como fenômeno de consciência).

RECONHECIDO O OBJETO (NOEMA) - Próximo passo é a RUÇÃO EIDÉTICA.
Segundo Husserl os objetos do mundo nos apresentam em diversas perspectivas, variações de perfis.
Na epoché o objeto deve também ser submetido a diversas observações de perfis com intuito de apreender a essência. O que permanece inalterado nele.
Portanto, dar-se conta dos objetos ideais, uma realidade criada na consciência, não é suficiente - ao contrário: os vários atos da consciência precisam ser conhecidos nas suas

Relacionados